Projeto educacional como um projeto de vida

É correto atrelar uma experiência de estudos no exterior a um projeto de vida? Acreditamos que sim porque a construção de um projeto de vida está ligada a um exercício constante de olhar para si em um contexto de transformação e o intercâmbio cultural sempre terá como estímulo maior a transformação pessoal pelas relações sociais.

O desenho de um projeto de vida é tão ou mais complexo do que estabelecer resoluções no início do ano. Neste sentido, é inspirador estar em um ambiente educacional que resgate o interesse do estudante no aprendizado porque só a educação pode proporcionar o apoio necessário para que consiga traçar objetivos pessoais de forma clara e estruturada.

Este é a diferença essencial de um intercâmbio educacional para uma viagem de turismo. O ambiente escolar no exterior provoca e apoia o estudante a compreender a complexidade de fatores que só ele pode conhecer sobre si mesmo. E tendo como experiência transversal a mudança de país, hábitos, costumes e língua, o projeto de vida pode vir a ser tema prioritário na reflexão do estudante.

Antes de iniciar esta caminhada, também é relevante imaginar se o meio em que se está se inserindo para esta finalidade se apoia na construção de valores coletivos. Por exemplo, o país, a cidade e a escola em que estou ingressando sustentam princípios democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários? Quais valores queremos construir, fortalecer e compartilhar no nosso projeto de vida? Não é uma experiência fácil porque exige decisões nada fáceis. Mas quem disse que seria?

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Leva Internacional © Todos os direitos reservado