Diretrizes Internacionais para o Bem-Estar na Educação

A Comissão de Bem-estar Profissional da International Bar Association anunciou o lançamento das suas Diretrizes Internacionais para o Bem-estar na Educação Jurídica – um recurso abrangente concebido para promover o bem-estar dos advogados do futuro. A amplitude de suas diretrizes também pode ser aplicada a cursos não-jurídicos.

A publicação destas diretrizes representa o compromisso da IBA em melhorar o bem-estar dos profissionais jurídicos em todo o mundo e em promover a questão do bem-estar como uma prioridade central para todos aqueles que estudam ou ensinam.

As diretrizes são compostas por dez recomendações, incentivando as faculdades a:

  • reconhecer a importância e promover ativamente o bem-estar na educação;
  • abandonar a visão de que as questões de bem-estar devem ser vistas como sinais de fraqueza;
  • aumentar a conscientização sobre as diferentes maneiras pelas quais o bem-estar pode ser abordado e priorizado nas faculdades;
  • comprometer-se com mudanças duradouras e baseadas em evidências na abordagem do bem-estar e dos desafios enfrentados na educação;
  • avaliar e avaliar continuamente a eficácia das mudanças e iniciativas destinadas a promover o bem-estar;
  • garantir que as políticas e procedimentos no âmbito do ensino reflitam a importância do bem-estar dos alunos, professores e funcionários;
  • fomentar um diálogo aberto entre estudantes, professores e funcionários, promovendo uma cultura de confiança e inclusão;
  • comprometer-se a resolver problemas sistémicos, como a competitividade excessiva e a falta de empatia;
  • reconhecer as interseccionalidades, incluindo os benefícios para o bem-estar de abraçar a igualdade, a diversidade e a inclusão; e
  • partilha de exemplos de melhores práticas num diálogo contínuo, tanto interna como externamente.

As diretrizes seguem a definição de bem-estar oferecida no relatório de 2021 da IBA, refletindo a descrição da Organização Mundial da Saúde de boa saúde mental como: ‘um estado onde: “[…] cada indivíduo realiza seu próprio potencial, pode lidar com o estresse normal da vida, pode trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de dar uma contribuição à sua comunidade”’.

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