A ideia da educação internacional tem muita proximidade com a noção de educação integral. O termo ‘educação integral’ se refere ao processo educativo que pensa o ser humano em todas as suas dimensões – cognitiva, emocional, intelectual, social, ética, ou seja, todos os aspectos dos desafios que o estudante internacional em algum momento se depara.
O professor Dr. Vitor Henrique Paro, entende a educação como apropriação de cultura e, por isso, é necessário pensar a educação como possibilidade de formação integral do ser humano, em todos os seus aspectos. Considerar a educação internacional como parte da sua formação é compreender estas possibilidades que uma nova e diferente cultura pode complementar na sua visão de mundo.
O desenvolvimento conjunto de variadas dimensões do estudante o prepara não apenas para o universo acadêmico e profissional. Cada estudante e cada profissional é, antes de tudo, um ser humano com deveres de cidadão que se relaciona com a escola e o trabalho, assim como com a família, os amigos e o meio que o circunda; um ser social e político que tem em sua base formativa as ferramentas para uma abordagem mais íntegra de valores, competências e virtudes.
Portanto,a questão da educação internacional não é apenas cultural. O estudante irá apreciar e desfrutar de diferentes culturas, identidades, perspectivas e costumes, mas a dimensão cultural é apenas uma dentre outras práticas formativas que para serem desenvolvidas é preciso estar atento e consciente.
Cada indivíduo é único e as práticas de aprendizagem devem ser construídas através da troca e do diálogo. O conhecimento é construído coletivamente e a partir do entendimento do seu papel nesta construção o estudante poderá fortalecer sua autoconfiança, intelecto, habilidades sociais e emocionais, e atingir o amadurecimento integral.