O processo de planejamento de um programa de intercâmbio apresenta inúmeras etapas sendo que algumas delas pedem o auxílio de especialistas. O objetivo do estudante é e sempre deve ser o fio condutor determinante para as escolhas relacionadas ao destino, instituição de ensino, programa de estudos, entre outros. E as metodologias de ensino empregadas pelas instituições é um importante fator para que o estudante possa vislumbrar a eficiência em seu aprendizado.
Quando se trata de educação e práticas pedagógicas, fazer do mesmo jeito quase nunca é o suficiente para dar conta de uma sociedade cada vez mais heterogênea e diversificada. Abordagens capazes de abranger um cenário multicultural em constante transformação precisam estar o tempo todo se ajustando e se atualizando. As metodologias ativas são as que propõem proporcionar ao estudante o protagonismo necessário para entender e transformar o meio onde está inserido.
Uma experiência de estudos no exterior coloca o estudante em situações de grande vulnerabilidade. Dificuldades com a língua, o choque cultural, adaptação aos novos costumes são alguns dos desafios que o estudante deve enfrentar fora da sala de aula. Já dentro da escola é possível contar com um ambiente acolhedor e eficiente capaz de alcançar os diferentes perfis e ritmos de aprendizados de uma turma assimétrica. Métodos de ensino inclusivos, modelos de avaliações formativas e capacidade de intervenções são exemplos de como a sua instituição de ensino pode contribuir com o protagonismo e o desenvolvimento do estudante.
Existem inúmeras possibilidades de sua experiência de intercâmbio ser satisfatória.Uma delas é estar aberto às inevitáveis e inesperadas surpresas que seguramente irão surgir. Outra é contar com ferramentas para saber lidar com elas sem maiores traumas, de forma a tornar aprendizado tudo aquilo que é novo e diferente. Assim, busque estar em um ambiente adequado para isso; que tenha como premissa a formação do ser humano antes da formação profissional; que te ajude a lidar com as questões objetivas e subjetivas da sua vida.