O debate acerca das práticas pedagógicas em instituições de ensino tem papel relevante e determinante na formação de estudantes preparados para o mundo globalizado e interconectado. O pensamento crítico, a compreensão intercultural e as metodologias ativas são algumas das habilidades que as instituições devem considerar para contribuir com uma educação nesta direção.
Esta reflexão tem ganhado espaço entre professores e educadores que buscam compreender a melhor adaptação do currículo incluindo assuntos globais, como a sustentabilidade, diversidade cultural e direitos humanos.
Apesar de estas novas competências serem essenciais na formação de cidadãos aptos a atuarem de forma ativa e responsável no cenário global, não é fácil a tarefa de garantir o conhecimento acadêmico aliado a estas novas demandas.
A abordagem internacional
A primeira contribuição de uma abordagem internacional na educação escolar é a criação de um ambiente de aprendizagem que amplia a perspectiva dos estudantes, apresentando um contexto global que proporciona um impacto inclusivo e desafiador. Outro fator importante neste movimento é a capacitação e formação do corpo docente para que atuem de forma a promover a diversidade cultural e linguística em um ambiente de ensino escolar.
Ainda que seja grande o desafio de uma adaptação curricular que atenda às exigências de um corpo discente cada vez mais diversificado e que tem acesso e desejo de uma cidadania global, é ainda maior as oportunidades que se abrem ao estudante no desenvolvimento de competências que o tornem apto a atuar acadêmica e profissionalmente no contexto global, e à instituição de ensino que fortalece o seu posicionamento no mercado educacional e acompanha as tendências pedagógicas mais atuais em todo o mundo, possibilitando parcerias com instituições de ensino de outros países e intercâmbios acadêmicos e culturais.